• Mentha piperita

    Men­tha piperi­ta

     

    Clin­i­ca:

    Tosse, seco. Dor de cabeça. Rouquidão. Gripe. Pruri­do. Dor de gar­gan­ta. Voz, fraque­za de.

    Mente:

    Ansioso por tra­bal­ho; despacha rap­i­da­mente. – (Cura­do emb­o­ta­men­to men­tal, que antes sem­pre seguia o des­per­tar pre­coce.). – Insen­sív­el.

    Cabeça:

    Con­fusão. — Dor de cabeça: ten­são em ambos os ouvi­dos; ag. ao subir, amel. voltan­do para a cama. — Lanci­nações agu­das de orel­ha a cabeça, ao incli­nar ou virar a cabeça. — Dor de cabeça frontal de uma têm­po­ra a out­ra. — (O cabe­lo para de cair.)

    Olhos:

    Pis­ca diante dos olhos ao escr­ev­er.

    Ouvi­dos:

    O dia todo ao cam­in­har, dis­paran­do de uma orel­ha para a out­ra, como se estivessem se for­man­do absces­sos, agg. esquer­da — Ao escr­ev­er, lanci­nações agu­das esten­dem-se da orel­ha esquer­da a todos os dentes esquer­dos.

    Nar­iz:

    Pon­ta do nar­iz dolori­da ao toque; incha­do, mas não doloroso.

    Boca:

    Dor de dente muito forte nos molares infe­ri­ores ao masti­gar um pouco de açú­car.

    Gar­gan­ta:

    Gar­gan­ta seca e dolori­da ao engolir, como se um alfinete estivesse pre­so trans­ver­salmente na faringe. — Lanci­nações momen­tâneas nas paróti­das; ame­lo. durante o café da man­hã e jan­tar. — Gar­gan­ta exter­na­mente dolorosa­mente sen­sív­el ao toque.

    Estô­ma­go:

    À noite, duas horas depois do jan­tar, peso no estô­ma­go que parece se esten­der até os ouvi­dos.

    Órgãos res­pi­ratórios:

    Toda a traquéia, da laringe até a boca da gar­gan­ta, é dolorosa ao toque. — Voz rou­ca por ler em voz alta. — (Dado a um can­tor algu­mas horas antes de ele começar a can­tar, este remé­dio cer­ta­mente lhe per­mi­tirá aguen­tar até o fim sem forçar a voz.). — Tosse fre­quente. — Tosse seca, exci­ta­da ape­nas por falar; expec­to­ração todas as man­hãs de muco espes­so como o cen­tro de um furún­cu­lo (4º a 8º dia). — A tosse seca con­tin­ua; não é cau­sa­do por exci­tação, nem por acú­mu­los de muco nos brôn­quios, mas ape­nas pela pas­sagem de ar para a laringe (9º d.). — Menor sen­sação de frio provo­ca tosse (11º a 21º d.); lendo em voz alta; a fumaça do taba­co e a fumaça de todos os tipos o exci­tam.

    Pescoço:

    Todos os mús­cu­los ao redor do pescoço são dolorosos ao toque.

    Mem­bros infe­ri­ores:

    Sen­sação sob o pé dire­ito na extrem­i­dade do metatar­so, como se a sola do sap­a­to estivesse muito aper­ta­da ali.

    Pele:

    Cada arran­hão se tor­na uma feri­da. — Espin­has com mui­ta coceira per­to da orel­ha esquer­da, com calor em parte. — Comichão fre­quente atrás da orel­ha dire­i­ta. — Formiga­men­to no braço e na mão ao escr­ev­er.

    Sono:

    Dur­ma bem, refres­cante. — Acor­dar cedo.


tradutor
error: Content is protected !!