• Moschus

    Moschus — Vea­do

    No plano men­tal, é espe­cial­mente indi­ca­do para casos de his­te­ria, car­ac­ter­i­za­da por uma hiperex­citabil­i­dade emo­cional, man­i­fes­ta­da através de repreen­sões, resmun­gos e uma alternân­cia entre choro e riso descon­tro­la­do. As cri­anças que neces­si­tam deste trata­men­to ten­dem a exibir um com­por­ta­men­to sociáv­el, mas tam­bém des­obe­di­ente, sex­ual­mente pre­coce e histéri­co, com uma notáv­el insta­bil­i­dade e impre­vis­i­bil­i­dade emo­cional.

    Fisi­ca­mente, os sin­tomas abrangem diver­sos sis­temas do cor­po. No sis­tema ner­voso, podem ocor­rer des­maios, con­vul­sões e uma exci­tação exces­si­va, levan­do a episó­dios de colap­so e pros­tração. No sis­tema sen­so­r­i­al, surgem queixas como ver­ti­gens, dores de cabeça, visão tur­va, zumbidos nos ouvi­dos e out­ras sen­sações anor­mais, que indicam um dese­qui­líbrio neu­rológi­co pro­fun­do.

    Os dis­túr­bios no sis­tema gen­i­tal são igual­mente fre­quentes, incluin­do irreg­u­lar­i­dades men­stru­ais, aumen­to do dese­jo sex­u­al e, em alguns casos, impotên­cia. No sis­tema res­pi­ratório, é comum o paciente apre­sen­tar tosse, disp­neia (difi­cul­dade em res­pi­rar), asma e out­ros prob­le­mas res­pi­ratórios, que podem estar asso­ci­a­dos a crises ner­vosas ou emo­cionais.

    Em relação ao sis­tema cir­cu­latório, podem ocor­rer pal­pi­tações, dores angi­nosas no peito e out­ros dis­túr­bios car­dio­vas­cu­lares, que muitas vezes são exac­er­ba­dos por episó­dios de ansiedade e stress emo­cional. Tam­bém são comuns prob­le­mas gas­troin­testi­nais, como dis­ten­são abdom­i­nal, flat­ulên­cia e descon­for­to gen­er­al­iza­do, que fre­quente­mente acom­pan­ham o quadro emo­cional instáv­el.

    Os sin­tomas físi­cos são muitas vezes acom­pan­hados por uma pecu­liar sen­sação de frio, que pode ser inter­na, enquan­to o cor­po aparenta estar quente exter­na­mente, ou vice-ver­sa, com uma sen­sação de calor inter­no e frio na super­fí­cie do cor­po. Out­ra car­ac­terís­ti­ca notáv­el é a grande suscetibil­i­dade ao ar livre, com os pacientes fre­quente­mente sentin­do alívio ao inalar o cheiro de almís­car.

    No cam­po do sono, os pacientes podem sen­tir uma sonolên­cia inten­sa durante o dia, mas sofrem de insó­nia à noite. Muitos relatam uma sen­sação de des­maio, que surge acom­pan­ha­da de uma irri­tabil­i­dade extrema, fre­quente­mente segui­da de um colap­so de pros­tração, evi­den­cian­do o des­gaste físi­co e emo­cional que exper­i­men­tam.

    Este remé­dio home­opáti­co é par­tic­u­lar­mente útil para tratar uma ampla gama de condições, des­de dis­túr­bios ner­vosos e espas­módi­cos até prob­le­mas men­stru­ais e res­pi­ratórios.


    TEMÁTICA

    O tema dos mamífer­os, exper­iên­cia uma sen­sação pro­fun­da de fal­ta de vín­cu­lo ou calor mater­no, sentin­do que não foi cuida­da, nutri­da ou ama­men­ta­da de maneira ade­qua­da, e que não rece­beu a atenção e car­in­ho necessários. Há um históri­co de abu­so durante a primeira infân­cia, espe­cial­mente durante a fase de ama­men­tação, e prob­le­mas graves nas relações famil­iares, tan­to com os pais quan­to com os irmãos.

    Estas exper­iên­cias ini­ci­ais resul­tam em con­fli­tos nos rela­ciona­men­tos atu­ais, com uma inca­paci­dade de supor­tar o toque ou a intim­i­dade. Ao mes­mo tem­po, há uma sex­u­al­i­dade aumen­ta­da e incon­troláv­el, desprovi­da de con­strang­i­men­tos morais, o que pode ger­ar sen­ti­men­tos inten­sos de cul­pa, ver­gonha e auto-repugnân­cia. Além dis­so, a pes­soa pode sofr­er de transtornos ali­menta­res e Transtorno Obses­si­vo-Com­pul­si­vo (TOC), como uma man­i­fes­tação dos con­fli­tos emo­cionais e psi­cológi­cos inter­nos.


tradutor
error: Content is protected !!