NATRUM CARBONICUM (Nat‑c.)
Extremamente sensíveis em todos os aspectos, captando intuitivamente as “auras” das pessoas, o que os faz evitar certas companhias, sem uma explicação lógica. São refinados e emocionam-se com música, sendo generosos e cuidando dos outros, sempre colocando-se em segundo plano. Preferem o isolamento à rejeição ou desprezo, mantendo uma dignidade silenciosa e autoapreciação independente de reconhecimento social.
Sentem-se marginalizados, como se fossem invisíveis, e evitam expressar raiva, já que acreditam que ninguém notaria. Têm medo de ladrões e da perda, sentindo-se desprotegidos devido à ausência ou abandono do pai, que os ignora.
Apresentam-se como crianças diligentes e obedientes, friorentas, que pioram com o calor do sol. Possuem memória fraca e confusa, evitam a sociedade, a família e algumas pessoas específicas. Sensíveis ao esforço mental e à música, com aversão ao convívio social. Digestão frágil, nervos, problemas na pele, particularmente nas mãos e calcanhares.
AFECÇÕES DO ESTÔMAGO, INTOLERÂNCIA AO SOL E AO LEITE.
MENTAL:
AVERSÃO A CERTAS PESSOAS. SENSÍVEL A CERTAS IMPRESSÕES. Sensível à música. Depressão devido a erros na dieta.
FISICO:
O ESTÔMAGO É AFECTADO PRINCIPALMENTE (indigestão, dor, náusea, etc.). Dor de estômago mais ao toque. Náusea em sala quente. INDIGESTÃO.
Indigestão devido a alimentos farináceos. AVERSÃO E AGRAVAMENTO DEVIDO AO LEITE (estômago doente, flatulência, diarreia, dor de estômago, vómito). AGRAVA PELA EXPOSIÇÃO AO SOL (fraqueza, dor de cabeça, confusão, vertigem, febre, peso na cabeça). INSOLAÇÃO. Grande fraqueza devido ao calor de verão. Esforço mental causa ou agrava a vertigem, dores de cabeça, fraqueza, frieza dos pés, respiração asmática, etc.
MODALIDADES:
AGR.: SOL, calor, leite, esforço mental, bebidas frias em clima quente ou quando aquecido, verão.
MELH.: pressão, friccionar, após comer.
O tema é uma personalidade marcada pelo luto, depressão e pessimismo, com uma forte ligação ao passado e dificuldade em desapegar-se de perdas. Embora mantenham um exterior contido, há uma tendência profunda à introspeção e apego a memórias antigas. Essas pessoas retraem-se e mantêm suas tristezas em privado, preferindo lidar com o sofrimento sozinhas, o que intensifica o sentimento de isolamento.
Demonstram uma perda de fé na possibilidade de melhorias, caracterizando-se pela restrição e aceitação passiva da infelicidade. Extremamente sensíveis e vulneráveis, sentem-se constantemente ameaçadas de sofrer novas perdas. Possuem uma sensibilidade particular à música clássica suave, que ressoa com a sua melancolia e acentua o seu estado emocional.