• NATRUM CARBONICUM

    NATRUM CARBONICUM (Nat‑c.)

    Extrema­mente sen­síveis em todos os aspec­tos, cap­tan­do intu­iti­va­mente as “auras” das pes­soas, o que os faz evi­tar cer­tas com­pan­hias, sem uma expli­cação lóg­i­ca. São refi­na­dos e emo­cionam-se com músi­ca, sendo gen­erosos e cuidan­do dos out­ros, sem­pre colo­can­do-se em segun­do plano. Pref­er­em o iso­la­men­to à rejeição ou despre­zo, man­ten­do uma dig­nidade silen­ciosa e autoa­pre­ci­ação inde­pen­dente de recon­hec­i­men­to social.

    Sen­tem-se mar­gin­al­iza­dos, como se fos­sem invisíveis, e evi­tam expres­sar rai­va, já que acred­i­tam que ninguém notaria. Têm medo de ladrões e da per­da, sentin­do-se despro­te­gi­dos dev­i­do à ausên­cia ou aban­dono do pai, que os igno­ra.

    Apre­sen­tam-se como cri­anças dili­gentes e obe­di­entes, friorentas, que pio­ram com o calor do sol. Pos­suem memória fra­ca e con­fusa, evi­tam a sociedade, a família e algu­mas pes­soas especí­fi­cas. Sen­síveis ao esforço men­tal e à músi­ca, com aver­são ao con­vívio social. Digestão frágil, ner­vos, prob­le­mas na pele, par­tic­u­lar­mente nas mãos e cal­can­hares.

    AFECÇÕES DO ESTÔMAGO, INTOLERÂNCIA AO SOL E AO LEITE.

    MENTAL:

    AVERSÃO A CERTAS PESSOAS. SENSÍVEL A CERTAS IMPRESSÕES. Sen­sív­el à músi­ca. Depressão dev­i­do a erros na dieta.

    FISICO:

    O ESTÔMAGO É AFECTADO PRINCIPALMENTE (indi­gestão, dor, náusea, etc.). Dor de estô­ma­go mais ao toque. Náusea em sala quente. INDIGESTÃO.

    Indi­gestão dev­i­do a ali­men­tos far­ináceos. AVERSÃO E AGRAVAMENTO DEVIDO AO LEITE (estô­ma­go doente, flat­ulên­cia, diar­reia, dor de estô­ma­go, vómi­to). AGRAVA PELA EXPOSIÇÃO AO SOL (fraque­za, dor de cabeça, con­fusão, ver­tigem, febre, peso na cabeça). INSOLAÇÃO. Grande fraque­za dev­i­do ao calor de verão. Esforço men­tal causa ou agra­va a ver­tigem, dores de cabeça, fraque­za, frieza dos pés, res­pi­ração asmáti­ca, etc.

    MODALIDADES:

    AGR.: SOL, calor, leite, esforço men­tal, bebidas frias em cli­ma quente ou quan­do aque­ci­do, verão.

    MELH.: pressão, fric­cionar, após com­er.


    O tema é uma per­son­al­i­dade mar­ca­da pelo luto, depressão e pes­simis­mo, com uma forte lig­ação ao pas­sa­do e difi­cul­dade em desape­gar-se de per­das. Emb­o­ra man­ten­ham um exte­ri­or con­ti­do, há uma tendên­cia pro­fun­da à intro­speção e apego a memórias anti­gas. Essas pes­soas retraem-se e man­têm suas tris­tezas em pri­va­do, preferindo lidar com o sofri­men­to soz­in­has, o que inten­si­fi­ca o sen­ti­men­to de iso­la­men­to.

    Demon­stram uma per­da de fé na pos­si­bil­i­dade de mel­ho­rias, car­ac­ter­i­zan­do-se pela restrição e aceitação pas­si­va da infe­li­ci­dade. Extrema­mente sen­síveis e vul­neráveis, sen­tem-se con­stan­te­mente ameaçadas de sofr­er novas per­das. Pos­suem uma sen­si­bil­i­dade par­tic­u­lar à músi­ca clás­si­ca suave, que ressoa com a sua melan­co­l­ia e acen­tua o seu esta­do emo­cional.


tradutor
error: Content is protected !!