NATRUM SULPHURICUM (Nat‑s.)
Vive uma profunda solidão em relação ao amor, sentindo-se emocionalmente negligenciada e sem permissão para se envolver em relações amorosas. Quando os relacionamentos se tornam sérios, o seu sentimento tende a desaparecer, pois se sente presa a obrigações familiares e ao cônjuge. Essa falta de amor resulta em ausência de alegria, depressão e ideação suicida, embora se sinta impedida de agir por não querer causar dor aos outros. A sua vulnerabilidade é acentuada pela sensação de não poder revelar sentimentos íntimos.
Mentalmente, apresenta queixas de traumas e é uma criança retraída, hiperativa e obediente, que suprime a raiva e demonstra alegria após a evacuação. Sensível a estímulos como música e umidade, também enfrenta problemas gástricos, como flatulência, e questões hepáticas.
AGRAVA EM CLIMA QUENTE E CHUVOSO, BEM DISPOSTO APÓS EVACUAR
MENTAL:
Repugnância pela vida, PENSAMENTOS SUICIDAS por tiro, mas contém-se por causa do desgosto dado aos familiares. BEM DISPOSTO APÓS EVACUAR. Sintomas mentais APOS FERIMENTOS NA CABEÇA OU NA COLUNA (confusão, obtusidade, tristeza, insanidade). Melindroso, demasiado sentido do dever.
FÍSICO:
Sente toda a mudança no clima desde seco a chuvoso. Respiração difícil, asmática, mais em clima chuvoso, húmido. Diarreia com flatos alto, ao erguer-se e ao movimentar-se. Diarreia devido a alegria súbita, após comida rica, durante a icterícia. DOENÇA DA ARTICULAÇÃO DA ANCA MAIS ESQUERDA (quase um remédio específico). Afeções do fígado e da vesícula biliar (inflamação, inchaço, aumento, atrofia, congestão, pedras na vesícula, etc.). Verrugas. Condiloma vermelho e suave. Problemas após ferimentos na cabeça (dor de cabeça, vertigem, sintomas mentais). Fotofobia durante a dor de cabeça.
MODALIDADES:
AGR.: clima chuvoso em especial quente, farináceos, fruta, vegetais, batatas.
MELH.: após evacuar, diarreia, ao ar livre.
O tema é uma personalidade marcada pelo luto, depressão e pessimismo, com uma forte ligação ao passado e dificuldade em desapegar-se de perdas. Embora mantenham um exterior contido, há uma tendência profunda à introspeção e apego a memórias antigas. Essas pessoas retraem-se e mantêm suas tristezas em privado, preferindo lidar com o sofrimento sozinhas, o que intensifica o sentimento de isolamento.
Demonstram uma perda de fé na possibilidade de melhorias, caracterizando-se pela restrição e aceitação passiva da infelicidade. Extremamente sensíveis e vulneráveis, sentem-se constantemente ameaçadas de sofrer novas perdas. Possuem uma sensibilidade particular à música clássica suave, que ressoa com a sua melancolia e acentua o seu estado emocional.