• NATRUM SULPHURICUM

    NATRUM SULPHURICUM (Nat‑s.)

    Vive uma pro­fun­da solidão em relação ao amor, sentin­do-se emo­cional­mente neg­li­gen­ci­a­da e sem per­mis­são para se envolver em relações amorosas. Quan­do os rela­ciona­men­tos se tor­nam sérios, o seu sen­ti­men­to tende a desa­pare­cer, pois se sente pre­sa a obri­gações famil­iares e ao côn­juge. Essa fal­ta de amor resul­ta em ausên­cia de ale­gria, depressão e ideação sui­ci­da, emb­o­ra se sin­ta impe­di­da de agir por não quer­er causar dor aos out­ros. A sua vul­ner­a­bil­i­dade é acen­tu­a­da pela sen­sação de não poder rev­e­lar sen­ti­men­tos ínti­mos.

    Men­tal­mente, apre­sen­ta queixas de trau­mas e é uma cri­ança retraí­da, hiper­a­ti­va e obe­di­ente, que suprime a rai­va e demon­stra ale­gria após a evac­uação. Sen­sív­el a estí­mu­los como músi­ca e umi­dade, tam­bém enfrenta prob­le­mas gástri­cos, como flat­ulên­cia, e questões hep­áti­cas.

    AGRAVA EM CLIMA QUENTE E CHUVOSO, BEM DISPOSTO APÓS EVACUAR

    MENTAL:

    Repugnân­cia pela vida, PENSAMENTOS SUICIDAS por tiro, mas con­tém-se por causa do des­gos­to dado aos famil­iares. BEM DISPOSTO APÓS EVACUAR. Sin­tomas men­tais APOS FERIMENTOS NA CABEÇA OU NA COLUNA (con­fusão, obtusi­dade, tris­teza, insanidade). Melin­droso, demasi­a­do sen­ti­do do dev­er.

    FÍSICO:

    Sente toda a mudança no cli­ma des­de seco a chu­voso. Res­pi­ração difí­cil, asmáti­ca, mais em cli­ma chu­voso, húmi­do. Diar­reia com flatos alto, ao erguer-se e ao movi­men­tar-se. Diar­reia dev­i­do a ale­gria súbi­ta, após comi­da rica, durante a icterí­cia. DOENÇA DA ARTICULAÇÃO DA ANCA MAIS ESQUERDA (quase um remé­dio especí­fi­co). Afeções do fíga­do e da vesícu­la bil­iar (infla­mação, inchaço, aumen­to, atrofia, con­gestão, pedras na vesícu­la, etc.). Ver­ru­gas. Condilo­ma ver­mel­ho e suave. Prob­le­mas após fer­i­men­tos na cabeça (dor de cabeça, ver­tigem, sin­tomas men­tais). Foto­fo­bia durante a dor de cabeça.

    MODALIDADES:

    AGR.: cli­ma chu­voso em espe­cial quente, far­ináceos, fru­ta, veg­e­tais, batatas.

    MELH.: após evac­uar, diar­reia, ao ar livre.


    O tema é uma per­son­al­i­dade mar­ca­da pelo luto, depressão e pes­simis­mo, com uma forte lig­ação ao pas­sa­do e difi­cul­dade em desape­gar-se de per­das. Emb­o­ra man­ten­ham um exte­ri­or con­ti­do, há uma tendên­cia pro­fun­da à intro­speção e apego a memórias anti­gas. Essas pes­soas retraem-se e man­têm suas tris­tezas em pri­va­do, preferindo lidar com o sofri­men­to soz­in­has, o que inten­si­fi­ca o sen­ti­men­to de iso­la­men­to.

    Demon­stram uma per­da de fé na pos­si­bil­i­dade de mel­ho­rias, car­ac­ter­i­zan­do-se pela restrição e aceitação pas­si­va da infe­li­ci­dade. Extrema­mente sen­síveis e vul­neráveis, sen­tem-se con­stan­te­mente ameaçadas de sofr­er novas per­das. Pos­suem uma sen­si­bil­i­dade par­tic­u­lar à músi­ca clás­si­ca suave, que ressoa com a sua melan­co­l­ia e acen­tua o seu esta­do emo­cional.


tradutor
error: Content is protected !!