• NUX VOMICA

    NUX VOMICA (Nux‑v.)

    A ideia cen­tral neste remé­dio é a irri­tação do sis­tema ner­voso. O indi­ví­duo sente-se exci­ta­do, impa­ciente, é rápi­do a agir e muito irritáv­el. Fre­quente­mente uti­liza­do em esta­dos de exaustão provo­ca­dos pelo exces­so de tra­bal­ho, em que o sis­tema ner­voso não é capaz de tol­er­ar o mais ligeiro estí­mu­lo. O ruí­do, as luzes, o tráfego, qual­quer stress, por mais ligeiro que seja é intol­eráv­el. A irri­tabil­i­dade está pre­sente e é dom­i­nante durante doenças agu­das. A nív­el físi­co, esta excitabil­i­dade extrema man­i­fes­ta-se através de tremores, espas­mos, cefaleias, mas sobre­tu­do através da sen­si­bil­i­dade do estô­ma­go.

    SUPER EXCITABILIDADE DO SISTEMA NERVOSO, IRRITABILIDADE

    MENTAL:

    RAIVA, IRRITADO, IMPACIENTE, briguen­to.

    Tor­na-se vio­len­to. Impul­so repenti­no de matar mes­mo pela mais leve ofen­sa. Impul­so súbito para ati­rar o fil­ho pela janela fora ou para a fogueira. Dese­ja matar o mari­do. Críti­co. Ambição aumen­ta­da, com­pet­i­ti­vo, tra­bal­hador. Ciu­men­to. Prob­le­mas dev­i­do ao ciúme, bate na sua mul­her. Melin­droso, quer as coisas num cer­to lugar. Super sen­sív­el às sen­sações exter­nas, ruí­do, músi­ca, odor, luz.

    FISICO:

    PROBLEMAS DE ESTÔMAGO, gas­trite, indi­gestão, úlceras duo­de­nais, sen­sação de pedra após com­er. FRIORENTO, suscetív­el a apan­har cor­rentes de ar mais quan­do está destapa­do. OBSTIPAÇÃO. Urgên­cia para uri­nar com para evac­uar. Cis­tite com fre­quên­cia ou urgên­cia con­stante para uri­nar, mas é inefi­caz, só pas­sam algu­mas gotas. Urgên­cia repenti­na para uri­nar, tem de se apres­sar ou a uri­na escapasse. INSÓNIA dev­i­do a exci­tação, após esforço men­tal, dos pen­sa­men­tos. Insó­nia entre as 3–4h da man­hã. Dese­jo sex­u­al aumen­ta­do. Foto­fo­bia (em espe­cial de man­hã cedo).

    MODALIDADES:

    AGR.: com o frio, cor­rentes de ar, ao despir-se, ao toque, álcool, café, taba­co.

    MELH.: quente (bebidas, fogão, cama, apli­cações), deita­do, afrouxar a roupa.

    v@


tradutor
error: Content is protected !!