Nymphalis urticae (borboleta pequena concha de tartaruga)
Comumente utilizado no tratamento de alergias, febre dos fenos e urticária.
No aspecto mental, os pacientes que se beneficiam deste remédio frequentemente experimentam medos intensos, incluindo o medo de que algo aconteça, o medo de perder alguém próximo e o medo da responsabilidade. Sentem-se inadequados, não suficientemente fortes para lidar com as exigências da vida adulta e muitas vezes desejam voltar a ser jovens sem responsabilidades. Podem enfrentar problemas específicos com o pai e sentir uma confusão em relação à sua identidade, especialmente a identidade sexual. Além disso, desejam mudar sua aparência para chamar a atenção de uma forma diferente.
Por outro lado, no aspecto físico, os pacientes podem experimentar uma piora dos sintomas durante o inverno, evidenciando uma sensibilidade sazonal específica.
Os sonhos desses pacientes frequentemente refletem suas lutas internas, manifestando-se como sonhos de usar roupas de mulher com embaraço, comprar e usar roupas muito brilhantes ou sonhar com a cor rosa.
TEMÁTICA
O tema das borboletas, são usados também em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A transformação de gênero é uma característica observada, com o cross dressing e o transexualismo podendo ser importantes. A preocupação com a aparência, o uso de roupas brilhantes, joias e maquilhagem são frequentemente pronunciados. Frequentemente, expressam vergonha, leveza, inquietação, irritabilidade e ansiedade.
Os sintomas físicos que podem enfrentar incluem problemas digestivos, como evacuações urgentes e incompletas, queimação na língua e na boca, inchaço das glândulas no pescoço, irritação na garganta e ardor ao urinar.
O conceito associado aos insetos traduz uma natureza marcada pela organização e pela dedicação à sobrevivência, revelando uma abordagem hiperativa e uma incessante busca por mudanças e ritmo acelerado.
Estes indivíduos demonstram tendências agressivas e impulsivas, muitas vezes ligadas a medos profundos, como o de morrer ou ser sufocados, e mostram comportamentos destrutivos acompanhados de uma predileção por cores intensas. Eles vivenciam um medo acentuado de perder cabelo, uma intensa necessidade de reconhecimento profissional e a sensação de serem explorados pelos outros.
Observa-se uma dualidade significativa na forma como encaram a vida, com confusão em relação à identidade sexual, promiscuidade e sonhos sexuais frequentes. Sua necessidade contraditória de estar tanto em companhia quanto sozinho vem acompanhada de períodos de preguiça e uma preocupação exagerada com a aparência.