PHOSPHORICUM ACIDUM (Ph-ac.)
Apresenta um comportamento amigável e esforça-se para manter o contato com os outros, mas acaba por se sentir exausta. Há um forte desejo de união com irmãos ou amigos, especialmente no caso de irmãos gêmeos, cuja ligação se torna tensa com a chegada de estranhos ou quando um deles busca a própria identidade. Esse sentimento é similar ao de um estudante que, após um mau desempenho numa prova, chora, recusa-se a falar e sente raiva quando os amigos tentam abordá-lo, desejando voltar à sua cidade de origem.
As fases da vida que envolvem mudanças significativas, como a mãe a voltar a trabalhar, a mudança de casa ou escola, ou mesmo o aumento das demandas escolares, podem provocar noxas emocionais, como nostalgia, excesso de estudo ou amor não correspondido, resultando em exaustão, indiferença e lentidão. A criança pode ser retraída e hipoativa, embora diligente, desobediente e afetuosa. É sensível a repreensões, mas silencia a mágoa, mostrando aversão a ser perturbada. Apesar de gostar de brincar, cansa-se facilmente e apresenta melhorias após curtos períodos de sono.
Fisicamente, está debilitada por problemas emocionais e pela perda de fluidos vitais, podendo apresentar febre sem mialgia e sem sede, mas com desejo por bebidas refrescantes, como limonada.
INDIFERENÇA, APATIA, PROBLEMAS DEVIDO A DESGOSTO
MENTAL:
Fraqueza no plano emocional progredindo para os planos físico e mental. PROBLEMAS DEVIDO AO DESGOSTO. Problemas devido a desgosto, a desapontamento. Prostrado e estupidificado com o desgosto. Desgosto silencioso. INDIFERENÇA A TUDO, APATIA. Fraqueza da memória, obtusidade. Tem de refletir muito antes de responder. Esquece-se das palavras enquanto está a falar.
FISICO:
FRAQUEZA E LASSITUDE mais após ejaculações, após comer, esforço, manhã cedo. Desmaio devido à perda de fluídos. PROBLEMAS DEVIDO A DESGOSTO: queda de cabelo, dor de cabeça, diarreia, palpitações, etc. Fezes abundantes. Fezes amarelas. Diarreia sem fraqueza, após comer, após apanhar resfriado no verão, devido à mudança de clima, após ficar frio, após antecipação, após desgosto. Ejaculações à noite (noturnas) mais com evacuação, durante a ereção, após o coito ou onanismo. Ejaculação demasiado rápida. Urina leitosa, tipo coalhada, turva, albuminosa.
Diabetes, açúcar na urina. Pálido, cor doentia da face. Problemas nos jovens quando crescem muito depressa com muitas doenças agudas, dores de crescimento.
MODALIDADES:
AGR.: após transpiração, ao ficar frio, ao comer, ejaculações, ao anoitecer.
MELH.: após dormir, movimento.
O tema é tem um profundo desejo de se sentir em união com o mundo, aspirando a uma sensação de conexão com tudo e todos à sua volta. Este desejo de unificação é acompanhado por uma necessidade de ação constante, com uma pressa ativa para fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Esta vivacidade e energia tornam-no extrovertido e dinâmico, sempre a tentar estar envolvido em múltiplas atividades, procurando manter-se produtivo e integrado no seu ambiente.
No entanto, este esforço contínuo, impulsionado pela necessidade de estar sempre ativo e fazer mais, leva inevitavelmente a um colapso físico e mental, resultando numa profunda exaustão. Este ciclo de energia intensa seguido de esgotamento afeta gravemente o seu bem-estar geral. Além disso, em momentos de stress ou frustração, o paciente pode tornar-se agressivo, demonstrando reações impulsivas que podem ser difíceis de controlar.
Com o tempo, essa agressividade cede lugar a um sentimento de isolamento, no qual o paciente se retira do convívio social, preferindo a solidão. Esse isolamento é muitas vezes acompanhado de uma apatia crescente, onde a falta de interesse e motivação toma conta, levando‑o a alternar entre momentos de intensa atividade e fases de indiferença e exaustão emocional.