• PHOSPHORICUM ACIDUM

    PHOSPHORICUM ACIDUM (Ph-ac.)

    Apre­sen­ta um com­por­ta­men­to amigáv­el e esforça-se para man­ter o con­ta­to com os out­ros, mas aca­ba por se sen­tir exaus­ta. Há um forte dese­jo de união com irmãos ou ami­gos, espe­cial­mente no caso de irmãos gêmeos, cuja lig­ação se tor­na ten­sa com a chega­da de estran­hos ou quan­do um deles bus­ca a própria iden­ti­dade. Esse sen­ti­men­to é sim­i­lar ao de um estu­dante que, após um mau desem­pen­ho numa pro­va, cho­ra, recusa-se a falar e sente rai­va quan­do os ami­gos ten­tam abor­dá-lo, dese­jan­do voltar à sua cidade de origem.

    As fas­es da vida que envolvem mudanças sig­ni­fica­ti­vas, como a mãe a voltar a tra­bal­har, a mudança de casa ou esco­la, ou mes­mo o aumen­to das deman­das esco­lares, podem provo­car noxas emo­cionais, como nos­tal­gia, exces­so de estu­do ou amor não cor­re­spon­di­do, resul­tan­do em exaustão, indifer­ença e lentidão. A cri­ança pode ser retraí­da e hipoa­t­i­va, emb­o­ra dili­gente, des­obe­di­ente e afe­tu­osa. É sen­sív­el a repreen­sões, mas silen­cia a mágoa, mostran­do aver­são a ser per­tur­ba­da. Ape­sar de gostar de brin­car, cansa-se facil­mente e apre­sen­ta mel­ho­rias após cur­tos perío­dos de sono.

    Fisi­ca­mente, está debil­i­ta­da por prob­le­mas emo­cionais e pela per­da de flu­i­dos vitais, poden­do apre­sen­tar febre sem mial­gia e sem sede, mas com dese­jo por bebidas refres­cant­es, como limon­a­da.

    INDIFERENÇA, APATIA, PROBLEMAS DEVIDO A DESGOSTO

    MENTAL:

    Fraque­za no plano emo­cional pro­gredin­do para os planos físi­co e men­tal. PROBLEMAS DEVIDO AO DESGOSTO. Prob­le­mas dev­i­do a des­gos­to, a desapon­ta­men­to. Prostra­do e estu­pid­i­fi­ca­do com o des­gos­to. Des­gos­to silen­cioso. INDIFERENÇA A TUDO, APATIA. Fraque­za da memória, obtusi­dade. Tem de refle­tir muito antes de respon­der. Esquece-se das palavras enquan­to está a falar.

    FISICO:

    FRAQUEZA E LASSITUDE mais após ejac­u­lações, após com­er, esforço, man­hã cedo. Des­maio dev­i­do à per­da de fluí­dos. PROBLEMAS DEVIDO A DESGOSTO: que­da de cabe­lo, dor de cabeça, diar­reia, pal­pi­tações, etc. Fezes abun­dantes. Fezes amare­las. Diar­reia sem fraque­za, após com­er, após apan­har res­fri­a­do no verão, dev­i­do à mudança de cli­ma, após ficar frio, após ante­ci­pação, após des­gos­to. Ejac­u­lações à noite (notur­nas) mais com evac­uação, durante a ereção, após o coito ou onanis­mo. Ejac­u­lação demasi­a­do ráp­i­da. Uri­na leitosa, tipo coal­ha­da, tur­va, albu­minosa.

    Dia­betes, açú­car na uri­na. Páli­do, cor doen­tia da face. Prob­le­mas nos jovens quan­do crescem muito depres­sa com muitas doenças agu­das, dores de cresci­men­to.

    MODALIDADES:

    AGR.: após tran­spi­ração, ao ficar frio, ao com­er, ejac­u­lações, ao anoite­cer.

    MELH.: após dormir, movi­men­to.


    O tema é tem um pro­fun­do dese­jo de se sen­tir em união com o mun­do, aspi­ran­do a uma sen­sação de conexão com tudo e todos à sua vol­ta. Este dese­jo de unifi­cação é acom­pan­hado por uma neces­si­dade de ação con­stante, com uma pres­sa ati­va para faz­er muitas coisas ao mes­mo tem­po. Esta vivaci­dade e ener­gia tor­nam-no extro­ver­tido e dinâmi­co, sem­pre a ten­tar estar envolvi­do em múlti­plas ativi­dades, procu­ran­do man­ter-se pro­du­ti­vo e inte­gra­do no seu ambi­ente.

    No entan­to, este esforço con­tín­uo, impul­sion­a­do pela neces­si­dade de estar sem­pre ati­vo e faz­er mais, leva inevi­tavel­mente a um colap­so físi­co e men­tal, resul­tan­do numa pro­fun­da exaustão. Este ciclo de ener­gia inten­sa segui­do de esgo­ta­men­to afe­ta grave­mente o seu bem-estar ger­al. Além dis­so, em momen­tos de stress ou frus­tração, o paciente pode tornar-se agres­si­vo, demon­stran­do reações impul­si­vas que podem ser difí­ceis de con­tro­lar.

    Com o tem­po, essa agres­sivi­dade cede lugar a um sen­ti­men­to de iso­la­men­to, no qual o paciente se reti­ra do con­vívio social, preferindo a solidão. Esse iso­la­men­to é muitas vezes acom­pan­hado de uma apa­tia cres­cente, onde a fal­ta de inter­esse e moti­vação toma con­ta, levando‑o a alternar entre momen­tos de inten­sa ativi­dade e fas­es de indifer­ença e exaustão emo­cional.


tradutor
error: Content is protected !!