PHOSPHORICUM ACIDUM (Ph-ac.)
A característica deste remédio é a grande fraqueza que começa a nível emocional e que, gradualmente, progride para os níveis mental e físico. A causa mais usual é o sofrimento, que progride até atingir uma tal profundidade que paralisa o indivíduo. O paciente torna-se apático e indiferente, ao ponto de nada conseguir excitá-lo. Olha para a parede com um olhar vazio. É‑lhe alheio se vive ou morre. A queda do cabelo e o desejo por coisas sumarentas são sintomas confirmatórios de um caso de Ph-ac.
INDIFERENÇA, APATIA, PROBLEMAS DEVIDO A DESGOSTO
MENTAL:
Fraqueza no plano emocional progredindo para os planos físico e mental. PROBLEMAS DEVIDO AO DESGOSTO. Problemas devido a desgosto, a desapontamento. Prostrado e estupidificado com o desgosto. Desgosto silencioso. INDIFERENÇA A TUDO, APATIA. Fraqueza da memória, obtusidade. Tem de refletir muito antes de responder. Esquece-se das palavras enquanto está a falar.
FISICO:
FRAQUEZA E LASSITUDE mais após ejaculações, após comer, esforço, manhã cedo. Desmaio devido à perda de fluídos. PROBLEMAS DEVIDO A DESGOSTO: queda de cabelo, dor de cabeça, diarreia, palpitações, etc. Fezes abundantes. Fezes amarelas. Diarreia sem fraqueza, após comer, após apanhar resfriado no verão, devido à mudança de clima, após ficar frio, após antecipação, após desgosto. Ejaculações à noite (noturnas) mais com evacuação, durante a ereção, após o coito ou onanismo. Ejaculação demasiado rápida. Urina leitosa, tipo coalhada, turva, albuminosa.
Diabetes, açúcar na urina. Pálido, cor doentia da face. Problemas nos jovens quando crescem muito depressa com muitas doenças agudas, dores de crescimento.
MODALIDADES:
AGR.: após transpiração, ao ficar frio, ao comer, ejaculações, ao anoitecer.
MELH.: após dormir, movimento
m@