• PHYSOSTIGMA VENENOSUM

    PHYSOSTIGMA VENENOSUM (Phys.)

    QUEIXAS DOS OLHOS, CONDIÇÕES NEUROLÓGICAS

    MENTAL:

    Ativi­dade men­tal inten­sa, não con­segue parar de pen­sar. Não con­segue con­cen­trar a mente.

    FÍSICO:

    Peso das pálpe­bras. Cegueira notur­na; miopia. Con­train­do as pálpe­bras. Fadi­ga ocu­lar. Con­tração das pupi­las. Adap­tação defeitu­osa; astig­ma­tismo.

    Glau­co­ma. Man­chas flu­tu­antes. Clarões. Lacrimação pro­fusa. Foto­fo­bia.

    Não con­segue impor a sua von­tade aos seus mús­cu­los. Espas­mos mus­cu­lares e caim­bras. Dor­mên­cia das extrem­i­dades dis­tais. Pavor da água fria. Con­trações mus­cu­lares repenti­nas ao adorme­cer.

    MODALIDADES:

    AGR.: frio, cor­rentes de ar.


    O tema é o con­fli­to entre tra­bal­ho e praz­er, com a sen­sação de que a vida dev­e­ria ser mais do que ape­nas tra­bal­ho. Há uma tendên­cia ao per­fec­cionis­mo e ao tra­bal­ho exces­si­vo, que leva a esgo­ta­men­to men­tal e físi­co. O dese­jo de viv­er de for­ma mais sim­ples e aproveita­do­ra con­trasta com o forte sen­so de dev­er, crian­do uma espé­cie de “esquizofre­nia” inter­na, onde o indi­ví­duo se sente divi­di­do entre cumprir obri­gações e des­fru­tar da vida. Fisi­ca­mente, essa divisão pode se man­i­fes­tar como fadi­ga crôni­ca, aver­são ao tra­bal­ho e sen­sação de com­pressão ou lim­i­tação. O esgo­ta­men­to resul­ta em con­fusão men­tal, difi­cul­dade de con­cen­tração, apa­tia e fal­ta de ener­gia. Surge o medo de ser pobre ou excluí­do, ali­men­tan­do uma sen­sação de que os recur­sos estão esgo­ta­dos.

    Há tam­bém um dese­jo de faz­er muito pelos out­ros, mas a fal­ta de rec­i­pro­ci­dade gera frus­tração e a sen­sação de ser excluí­do ou persegui­do. O dese­jo de liber­dade e de faz­er coisas praze­rosas col­ide com o peso do dev­er. Nos está­gios finais, surge uma seriedade extrema, sem humor ou ale­gria, geral­mente cau­sa­da pela fal­ta de din­heiro, amor ou liber­dade, levan­do à sen­sação de impotên­cia frente aos prob­le­mas da vida.

    Essa condição é fre­quente­mente lig­a­da a esta­dos como influen­za ou mononu­cle­ose, con­heci­das por esgo­tar a ener­gia vital e acen­tu­ar o dese­jo de lev­eza e despre­ocu­pação.


tradutor
error: Content is protected !!