PHYTOLACCA DECANDRA (Phyt.)
Demonstra uma forte tendência a se adaptar para estabelecer uma família unida, desejando ser uma boa mãe e suprir as necessidades dos filhos, marido, familiares e chefe, o que resulta em exaustão. Após o parto, enfrenta a pressão de cuidar do recém-nascido e dos demais, especialmente após um divórcio na gravidez. Há perda de pudor, com comportamentos como a exposição dos seios e desconsideração por objetos ao redor. Em termos gerais, apresenta esgotamento e dores paroxísticas, com sintomas específicos de mastalgia e faringite.
TENDÊNCIA CONSTANTE PARA CERRAR OS DENTES. AFECÇÕES DAS MAMAS
MENTAL:
Quer estar nu durante o delírio. Sem vergonha, expõe a pessoa. Tristeza, indiferença e apatia. Desejo de ser morto. Aversão a trabalho intelectual, a negócios. Recusa-se a comer. Chora durante a menstruação. Delírios como se tivesse cobras à volta dela. Sensível à dor. Desejo em morder.
FÍSICO:
Afeta os ossos, glândulas e a garganta. Muitos dos sintomas estão nas glândulas em especial nos seios, parótidas e amígdalas. Inchaço das glândulas com calor e inflamação. AFECÇÕES DAS MAMAS. Dor na mama esquerda que se estende a todo o corpo. Inflamação, endurecimento, aberturas fistulosas, nódulos, cancro, etc. Dor nas mamas enquanto amamenta o filho.
Dor nos mamilos radiando para todo o corpo mais quanto amamenta.
TENDÊNCIA CONSTANTE PARA CERRAR FIRMEMENTE OS DENTES em especial DURANTE O SONO. Dentição dolorosa ou dores de dentes mais ao cerrar as gengivas e dentes, ao morder qualquer coisa dura. Cerrar os dentes ou morder melhora. Dor de garganta que sente como se estivesse a arder tipo bola muito quente. Dor de garganta mais com bebidas frias menos com bebidas quentes. A ponta da língua é vermelho fogo com dor aguda. Dor na raiz da língua ao engolir ou ao pôr a língua para fora. Tonsilite com dor acentuada, inchaço, aumento e descoloração vermelho-escuro das amígdalas. úlceras das amígdalas. Inflamação das amígdalas, faringe ou raiz da língua. Dor de picada nos ouvidos ao engolir. Dorido, ulceração, agitação, prostração. Dor na fronte que se estende para trás. Dor de cabeça que mais com a chuva. Lacrimação abundante e muito quente com a tosse ou durante a corisa. Dores que voam tipo choques elétricos, finas, inconstantes, errantes.
MODALIDADES:
AGR.: clima chuvoso, clima frio, à noite, após dormir, movimento.
MELH.: ao ar livre, cerrar os dentes.