• PYROGENIUM

    PYROGENIUM (Pyrog.)

    CONDIÇÕES SÉPTICAS ONDE O PULSO ESTÁ DESPROPORCIONADO À TEMPERATURA

    MENTAL:

    GRANDE AGITAÇÃO, com abanões na cama. Loquaci­dade. Pen­sa­men­tos rápi­dos. Pen­sa e fala muito mais rápi­do do que nun­ca durante a febre. Delírios como se sobre­car­rega­do de braços e per­nas, que o cor­po cobre a cama toda, que alguém está na cama com ele, que ele parece demasi­a­do grande.

    FÍSICO:

    Pyro­ge­ni­um é o remé­dio para condições SÉPTICAS (peri­tonite, sep­ticémia, últi­mos está­gios da tuber­cu­lose). FEBRE sép­ti­ca, puer­per­al, héc­ti­ca, zimóti­ca, tifoide, inter­mi­tente. A FREQUÊNCIA DO PULSO é ACELERADA, DESPROPORCIONADA À TEMPERATURA, ou o rever­so. Febre alta com fre­quên­cia cardía­ca não muito alta ou febre baixa com ele­va­da fre­quên­cia cardía­ca. Dores DOLORIDAS, feri­das, dori­das. Sente a cama demasi­a­do dura. Dori­do pelo cor­po todo, extrem­i­dades e ossos em espe­cial durante o calafrio.

    Calor ao cam­in­har ou movi­men­to. Tem de mover-se para aliviar a ulcer­ação da parte. CALAFRIO nos ossos e extrem­i­dades. O calafrio começa entre a omo­pla­ta e segue pela frieza dos ossos. Pal­adar ado­ci­ca­do, malcheiroso da boca. Fezes ofen­si­vas, pútri­das tipo peque­nas bolas negras. MUITO ATENTO AO CORAÇÃO pal­pi­tante.

    MODALIDADES:

    AGR.: frio (cli­ma, ficar frio, tocar em coisas frias), carne estra­ga­da.

    MELH.: movi­men­to, ao cam­in­har.

    a@


tradutor
error: Content is protected !!