• RANUNCULUS BULBOSUS

    RANUNCULUS BULBOSUS (Ran‑b.)

    Esta descrição ref­ere-se a uma pes­soa ambi­ciosa e ded­i­ca­da ao tra­bal­ho, que investe toda a sua ener­gia em pro­je­tos e val­oriza um ambi­ente de tra­bal­ho agradáv­el e con­fiáv­el. No entan­to, nas relações famil­iares, rev­ela-se defen­si­va e con­strói uma armadu­ra emo­cional, ocul­tan­do sua vul­ner­a­bil­i­dade inter­na. Há uma renún­cia às emoções e à sex­u­al­i­dade, resul­tan­do em uma facha­da desagradáv­el para os famil­iares próx­i­mos.

    Em ter­mos de saúde, apre­sen­ta prob­le­mas rela­ciona­dos ao alcoolis­mo, com agrava­men­to em ambi­entes úmi­dos. Os sin­tomas especí­fi­cos incluem afecções no tórax, her­pes zoster e questões ocu­lares.

    AFECTA OS NERVOS E OS MÚSCULOS, EM ESPECIAL OS MÚSCULOS DO PEITO

    MENTAL:

    Fecha­do, cuida­doso, pes­soa rígi­da. Ade­qua­bil­i­dade int­elec­tu­al, quer faz­er tudo “decen­te­mente”, mes­mo o sexo. Con­tu­do eles têm aver­são à respon­s­abil­i­dade, não têm ambição, fora da sen­sação de fraque­za. Con­cen­tração difí­cil. Obtusi­dade dev­i­do ao esforço men­tal. Depressão, dese­jo de mor­rer. Irri­tabil­i­dade alter­nan­do com cuida­do, com cobar­dia. Medo de fan­tas­mas ao anoite­cer, medo de estar só. Super sen­sív­el.

    FÍSICO:

    DORES NO PEITO, nas car­ti­la­gens costais, nas coste­las, nos ombros. Dores reumáti­cas. Dores mus­cu­lares mais em mudança de cli­ma, humi­dade, ao inspi­rar fun­do, ao voltar-se na cama ao toque, ao esticar os braços, em pé, deita­do sobre o lado doloroso, após her­pes zóster. Dor de ardor no ombro, em pequenos pon­tos. Her­pes zoster no peito, nas costas. Erupções trans­par­entes, com cros­ta, vesic­u­lar. Frieza do peito, do ester­no mais ao cam­in­har ao ar livre, ao res­pi­rar ar frio. Dores nos olhos. Dor agu­da nos olhos como do fumo. Dor de cabeça na fronte por cima dos olhos mais à dire­i­ta. Sen­sação de aumen­to da cabeça. Maus efeitos do álcool. Soluços após álcool.

    MODALIDADES:

    AGR.: álcool, frio (ao ficar, ar, entrar num local frio), mudança de cli­ma ou de tem­per­atu­ra, cli­ma chu­voso ou chu­voso e frio, cor­rentes de ar, movi­men­to.

    MELH.: em pé, ao cam­in­har.


    Este tema é car­ac­ter­i­za-se pela procu­ra con­stante de ori­en­tação, pro­teção e con­for­to, espe­cial­mente por parte de fig­uras de autori­dade, como os pais. Existe uma difer­ença sig­ni­fica­ti­va entre a for­ma como esta neces­si­dade se man­i­fes­ta em cri­anças e em adul­tos. Emb­o­ra dese­jem ser vis­tos como fortes, estas pes­soas são facil­mente abal­adas por críti­cas, o que rev­ela uma vul­ner­a­bil­i­dade emo­cional sub­ja­cente.

    Ten­dem a reprim­ir as suas emoções para cumprir regras e expec­ta­ti­vas soci­ais, mas, even­tual­mente, esta con­tenção leva a explosões emo­cionais, muitas vezes acom­pan­hadas de com­por­ta­men­tos des­ti­na­dos a atrair atenção. Há uma forte tendên­cia para se ape­garem às pes­soas que percebem como capazes de lhes fornecer segu­rança e apoio, espe­cial­mente os pais, resul­tan­do numa dependên­cia emo­cional sig­ni­fica­ti­va.


tradutor
error: Content is protected !!