RUTA GRAVEOLENS (Ruta)
PROBLEMAS DOS TECIDOS FIBROSOS, TENDÕES, ARTICULAÇÕES, PERIÓSTEO
MENTAL:
PÂNICO, com medo da morte EM ESPECIAL DURANTE O CALOR OU AO ENTRAR NUMA SALA QUENTE. Agitação durante a febre, muda de posição frequentemente. Indolente, mente lenta. Descontentes. Aversão a companhia exceto quando em pânico quando eles precisam sentir-se seguros. Medo do mal, da água. Pessoas ansiosas, irritadas e rígidas.
FISICO:
FERIMENTOS NOS TECIDOS FIBROSOS, ARTICULAÇÕES, OSSOS, TENDÕES E PERIÓSTEO. Bursite, gânglios. As partes afetadas estão feridas e doloridas com agitação. Rigidez do corpo. Ferida dolorosa sentida nas partes deitadas. DOR ARDENTE, DORIDA NOS OLHOS. COMO SE ESTICADO, tipo bolas de fogo mais em trabalho delicado, ao ler, ao costurar, etc. Visão diminuída ao esforçar os olhos. Dor de cabeça ou vertigem ao ler. Paralisia da bexiga após distensão ou retenção forçada. Sensação intensa de cansaço.
Dor nas costas mais ao inspirar e deitado. Dores artríticas pior com o frio e humidade. Pele descoloração amarela em manchas. Prolapso do reto, antes ou durante a evacuação, ao inclinar-se.
MODALIDADES:
AGR.: esforço, frio, clima húmido, deitado sobre o lado doloroso, movimento, ao usar a voz, 10h da manhã, subir e descer escadas.
MELH.: deitado sobre o lado que não dói, fricção, ao caminhar, movimento, pressão forte; ao tossir; ao expetorar; movimento rápido; dobrar-se em dois.
O tema é pressão pela perfeição, muitas vezes proveniente de pais com grandes expectativas, pode ser avassaladora. Estas pessoas frequentemente assumem sozinhas a responsabilidade pela família, especialmente quando o marido está ausente ou não colabora nas tarefas domésticas. Isso resulta em relacionamentos difíceis, desequilibrados ou abusivos, que muitas vezes não percebem.
Sentem-se constrangidas pela fraqueza, vendo o lamento como um sinal de vulnerabilidade, e por isso esforçam-se para manter tudo sob controle. Negam os sentimentos de fadiga e fraqueza, o que pode levá-las a uma sensação de confinamento. São trabalhadoras e dedicadas, enfrentando adversidades sem desistir, mas esse desejo de perfeição pode torná-las alvo de abusos, levando-as a um estado de exaustão.
Embora tenham uma autoimagem elevada, encontram dificuldade em corresponder às suas próprias expectativas. São pessoas ativas e impulsivas, que frequentemente colocam as necessidades dos outros em primeiro lugar. Quando falham, preferem afastar-se. Apesar de serem entusiasmadas e excêntricas, temem a decadência, a doença, a morte e a arrogância resultante do elogio. Em um estado de solteirice, entendem que é necessário avançar com esperança e positividade.