SAMBUCUS NIGRA (Samb.)
Vive uma paixão não recíproca e luta para estabelecer uma relação, tentando forçar o outro a corresponder, enquanto teme perder a liberdade ao se comprometer. As separações e retornos são frequentes, e a situação é agravada por experiências de traição e pela sensação de ser enganada pela esposa.
Sente-se abandonada e sobrecarregada ao criar os filhos sozinha, o que limita a sua liberdade e provoca sentimentos de incapacidade. Mentalmente, tem medo de asfixia durante crises de raiva, com episódios de sufocamento súbito. Também apresenta sintomas de obstrução nasal em bebés e problemas respiratórios, renais e cutâneos.
PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS COM TRANSPIRAÇÃO EXCESSIVA
MENTAL:
Ataques sufocativos de asma após susto. Sintomas mentais durante a transpiração (confusão, agitação, sobressalto, inconsciência, ansiedade). Medo e ansiedade durante os ataques sufocativos.
FÍSICO:
Principalmente um remédio para as crianças. Transpiração na cama antes e após acordar. Transpiração nas partes afetadas só quanto está acordado. ASSIM QUE SE DEITA A TRANSPIRAÇÃO PÁRA E A PELE FICA SECA E COM ARDOR. Calor seco durante o sono, transpiração profusa ao acordar. Transpiração com aversão a estar destapado. Suor generalizado exceto na cabeça. Acorda após algumas horas de sono com dispneia e transpiração profusa. A criança acorda quase sufocada, ele não consegue exalar o ar.
Asma, dispneia pior à noite. Ataques frequentes de dispneia ou asma à noite, em especial após a meia-noite, tem de sair da cama. Face azulada na asma. Nariz seco completamente obstruído com sensação de sufoco. Por causa da obstrução os bebés têm dificuldade na amamentação. Problemas de rins com ataques de asma. Problemas de rins com inchaços edematosos, hidrópicos das extremidades. Frieza dos pés e mãos, e pés com o calor do corpo. Tosse com excesso de muco na laringe.
MODALIDADES:
AGR.: deitado, destapado, após a meia-noite, início do movimento, mudança de posição.
MELH.: movimento continuado, ao caminhar, transpiração, movimento da parte afetada.
O tema é vive um intenso conflito entre o desejo por amor e a busca por autonomia, marcado por ingenuidade e impulsividade. Entrega-se totalmente nas relações, o que a faz sentir-se negligenciada e desvalorizada, especialmente após perder o amor da sua vida. Esta perda a deixa sem saber como seguir em frente, e enfrenta dificuldades em criar os filhos sozinha, sentindo-se sobrecarregada e perdida.