SANGUINARIA CANADENSIS (Sang.)
Aparenta controle, mas sente-se vulnerável e fraco, sentindo-se excluído pela comunidade, pela família e por Deus. Acredita que será aceite e tratado com dignidade novamente se se esforçar e trabalhar arduamente, enquanto aguarda a salvação divina. O seu esgotamento é causado pelo trabalho comunitário e pelo próprio entusiasmo. Do ponto de vista físico, apresenta queixas vasomotoras, calor queimante e sensações de ebulição, com particularidades como dor de cabeça que se irradia do occipital para o olho direito e sintomas hepáticos, com uma predominância de queixas na lateralidade direita.
QUEIXAS ESPECIALMENTE CEFALEIAS
MENTAL:
Delira que pessoas à sua volta estão a falar muito rápido. LASSITUDE sem disposição para se mexer ou fazer qualquer esforço mental. Delira que ela está num veículo que se movimenta e que a sacode, ela pede aos outros para a segurarem. Deseja estar segura. Supersensível ao ruído. Irritado, taciturno.
FÍSICO:
Remédio de lateralidade direita que afeta a cabeça, o fígado, o peito e o deltoide direito. VOMITO E NAUSEA acompanham as queixas. MELHORA AO VOMITAR. DOR DE CABEÇA, ao dormir, ao soltar flatos ou eructações. A dor de cabeça começa na protuberância do occipital direito e estende-se ao olho.
Dores de cabeça periódicas, muitas vezes todos os 7 dias. Fotofobia durante a dor de cabeça. PERIARTRITE DA ARTICULAÇÃO DO OMBRO afeta braço e ombro direito. Não consegue erguer o braço à NOITE. Todas as queixas artríticas agravam no clima húmido. Corisa do lado direito. Sensível aos odores. Odores induzem a náusea, que agrava a febre dos fenos. Calor e ardor da palma das mãos e das plantas dos pés. Destapa os pés na cama à noite.
Congestão do sangue na cabeça, peito e abdómen. Fluxos de calor e pulsações em geral. Vermelhão das orelhas. Bochechas vermelhas circunscritas. Tosse com eructações, flatos, vomito. Dor na raiz do nariz.
MODALIDADES:
AGR.: deitado, clima de tempestade, movimento da parte afetada.
MELH.: ao vomitar, deitado de costas.
O tema é sente-se estranho e fraco, com uma inclinação para defender os rejeitados e apoiar grupos sociais marginalizados, mostrando também uma tendência religiosa. Percebe o mundo como perigoso, especialmente após a perda dos pais. Vive como um escravo, obrigado a obedecer e suportar dificuldades e agressões. A sua estratégia para lidar com isso é não reagir, dissociar-se, procurando escapar através da dormência emocional e vícios.