• SEPIA OFFICINALIS

    SEPIA OFFICINALIS (Sep.)

    A palavra para descr­ev­er Sepia é estag­nação. As emoções são cal­mas e estag­nadas. Existe indifer­ença e dis­tan­ci­a­men­to que con­duzem à aver­são car­ac­terís­ti­ca pelo coito, à irri­tabil­i­dade em relação ao mari­do e à aver­são à família. O exer­cí­cio físi­co e a dança pare­cem estim­u­lar o paciente. A nív­el físi­co, a leu­cor­reia e a aver­são ao sexo são as prin­ci­pais car­ac­terís­ti­cas.

    ESTAGNAÇÃO DE EMOÇÕES, AVERSÃO AO COITO, DESTACAMENTO

    MENTAL:

    QUIETUDE das emoções e da mente, DESLIGADA. INDIFERENÇA aos entes queri­dos. Aver­são a com­pan­hia, mel­ho­ra quan­do está só. Aver­são ao mari­do, aos mem­bros da família, ao sair. Grande tris­teza e choro mais com o con­so­lo. A vida não tem ale­gria. Sente-se estim­u­la­da e mel­ho­ra através da DANÇA, ESFORÇO FÍSICO, ao cam­in­har rápi­do. Rai­va e irri­tabil­i­dade pior após o coito, con­so­lo, esforço, quan­do lhe falam. Ran­corosa, mali­ciosa, crit­i­ca os out­ros.

    Feliz durante os tro­vões e relâm­pa­gos, medo da pobreza

    FÍSICO:

    Afe­ta a cir­cu­lação venosa e os órgãos pélvi­cos fem­i­ni­nos. LEUCORREIA em espe­cial nas jovens rapari­gas. DESEJO SEXUAL DIMINUÍDO. AVERSÃO AO COITO. Dor na vagi­na durante o coito. Secu­ra da vagi­na. Pro­lap­so do útero, pressão e sen­sação de puxar para baixo, como se tudo fos­se pro­je­tar-se para fora pela pélvis. Sen­sação de bola nas partes inter­nas. Racha no meio do lábio infe­ri­or. Empo­las de febre nos lábios. Sen­sação de “vazio”, sen­sação de não ter nada no estô­ma­go mais ao com­er. Náusea durante a gravidez. Que­da de cabe­lo. Micção invol­un­tária quan­do se ri. Des­col­oração amarela na face, sela amarela pela parte supe­ri­or das boche­chas. Tendên­cia para abor­tar. Dor de cabeça mais sobre o olho esquer­do pio­ra alo movi­men­to. Des­ma­ia facil­mente quan­do ajoel­ha­da.

    MODALIDADES:

    AGR.: frio (ao entrar num local frio, ao ficar frio, ban­ho frio, ven­to frio), após exces­sos sex­u­ais, após o coito, na gravidez, de man­hã cedo, ao anoite­cer, tran­spi­ração, ao ajoel­har-se, incli­na­do, per­da de flu­i­dos, lado esquer­do.

    MELH.: ESFORÇO FÍSICO, movi­men­to, ao cruzar as per­nas, muito quente (cama, apli­cações), ao anoite­cer, pressão.

    a@


tradutor
error: Content is protected !!