SEPIA OFFICINALIS (Sep.)
Sepia caracteriza-se por sentimentos de vergonha, auto-desprezo e uma sensação de algo repugnante e sujo em si, que, se exposto, causa abandono. A pessoa sente-se constrangida com o corpo, principalmente em relação a funções fisiológicas como a passagem de fezes e urina, e piora na presença de outros. A vergonha leva à timidez e a uma fala inconstante. A palavra-chave é estagnação emocional, resultando em indiferença e distanciamento, com aversão ao coito, irritabilidade com o marido e aversão à família. O exercício e a dança estimulam o paciente, e, fisicamente, a leucorreia e a aversão ao sexo são sintomas predominantes.
ESTAGNAÇÃO DE EMOÇÕES, AVERSÃO AO COITO, DESTACAMENTO
MENTAL:
QUIETUDE das emoções e da mente, DESLIGADA. INDIFERENÇA aos entes queridos. Aversão a companhia, melhora quando está só. Aversão ao marido, aos membros da família, ao sair. Grande tristeza e choro mais com o consolo. A vida não tem alegria. Sente-se estimulada e melhora através da DANÇA, ESFORÇO FÍSICO, ao caminhar rápido. Raiva e irritabilidade pior após o coito, consolo, esforço, quando lhe falam. Rancorosa, maliciosa, critica os outros.
Feliz durante os trovões e relâmpagos, medo da pobreza
FÍSICO:
Afeta a circulação venosa e os órgãos pélvicos femininos. LEUCORREIA em especial nas jovens raparigas. DESEJO SEXUAL DIMINUÍDO. AVERSÃO AO COITO. Dor na vagina durante o coito. Secura da vagina. Prolapso do útero, pressão e sensação de puxar para baixo, como se tudo fosse projetar-se para fora pela pélvis. Sensação de bola nas partes internas. Racha no meio do lábio inferior. Empolas de febre nos lábios. Sensação de “vazio”, sensação de não ter nada no estômago mais ao comer. Náusea durante a gravidez. Queda de cabelo. Micção involuntária quando se ri. Descoloração amarela na face, sela amarela pela parte superior das bochechas. Tendência para abortar. Dor de cabeça mais sobre o olho esquerdo piora alo movimento. Desmaia facilmente quando ajoelhada.
MODALIDADES:
AGR.: frio (ao entrar num local frio, ao ficar frio, banho frio, vento frio), após excessos sexuais, após o coito, na gravidez, de manhã cedo, ao anoitecer, transpiração, ao ajoelhar-se, inclinado, perda de fluidos, lado esquerdo.
MELH.: ESFORÇO FÍSICO, movimento, ao cruzar as pernas, muito quente (cama, aplicações), ao anoitecer, pressão.
•Tende a manifestar atos e episódios no cotidiano de defesa tais como se esconder, recolher, retrair, encolher, enterrar ou encobrir. Existe uma dualidade, onde o mundo exterior é percebido como ameaçador, enquanto que o espaço interior é sentido como claustrofóbico.