SILICEA TERRA (Sil.)
FRIORENTO, MAS TRANSPIRA, SENSÍVEL, REQUINTADO
MENTAL:
SENSÍVEL, REQUINTADO, TÍMIDO, condescendente, reservado, mas teimoso. Prostração da mente. Falta de vigor mental. Concentração difícil.
Fraqueza da memória para trabalho mental. Medo de trabalho literário. Pavor de trabalho. Timidez em aparecer em público. Medo de que a mente não seja capaz de aguentar o stress de aparecer em público. Não aceita nada devido ao medo de poder falhar. Medo de objetos pontiagudos, em especial INJECÇÕES, ALFINETES, AGULHAS.
FÍSICO:
Desenvolve tumores, fibromas, quistos no peito, glândulas inchadas, verrugas que são em geral duras. Cárie dos ossos e da coluna. Escoliose. Curvatura. Doença da articulação da anca. SENSÍVEL AO FRIO. Agravamento em geral quando fica frio, em especial a cabeça ou nos pés. Tendência para ter frio.
TRANSPIRAÇÃO ofensiva acre em especial nos pés. OBSTIPAÇÃO, as fezes são duras, músculos rectais inativos. As fezes RETROCEDEM. As unhas são quebradiças, com manchas brancas nas unhas. Unhas encravadas. Estrangulamento, inflamação do canal lacrimal. Sensação de cabelo na língua. Tendência doentia para a supuração. Descargas tipo queijo, ofensivas, purulentas, espessas. Dor de cabeça com dores violentas em picadas.
Dor de cabeça quando a cabeça ou os pés estão frios, do ar frio, de ficar frio. Dor na fronte associada a corisa crónica devido à sinusite. Crianças com grandes cabeças, fontanelas abertas, abdómen distendido quente e duro, lentas a caminhar e perdidos no corpo em especial as pernas, remove corpos estranhos. Sensação de bloqueio no ouvido. Otite média com audição debilitada. Teceras dentro do nariz. Indicado para ferimentos no cóccix. Coccigodinia após uma queda mais pela pressão, ao toque, ao erguer-se. Sensação de uma pedra a pressionar no peito.
MODALIDADES:
AGR.: FRIO (ao ficar frio, tocar em coisas frias, parte do corpo fria), corrente de ar, supressão da transpiração em especial nos pés, esforço mental, pressão.
MELH.: muito quente (aquecedor, cama, aplicações) em especial na cabeça, micção abundante, clima quente e húmido.
O tema é tem uma dinâmica familiar complexa, onde a imagem da família é valorizada e irregularidades, como deficiências, não são aceitas. O indivíduo apresenta fragilidade emocional, sentindo-se vulnerável a críticas e temendo ser explorado ou humilhado ao expressar opiniões. Essa insegurança se agrava com a perceção de que os outros sentem pena de sua fraqueza.
A dificuldade em equilibrar dar e receber afeta suas relações, levando‑o a ignorar seus próprios desejos em prol das rígidas regras familiares, das quais teme perder o apoio. Apesar de ajudar a cuidar de um familiar, sente-se usado, especialmente quando a “vítima” não demonstra gratidão. A pressão para manter a imagem familiar faz com que sinta que precisa de um diploma para ser valorizado.
O indivíduo cultiva uma imagem de vítima, dependendo do apoio do pai e, ao mesmo tempo, impondo suas regras à família. Essa insegurança se reflete em sua personalidade tímida e submissa, acompanhada de sentimentos de culpa e avareza. Como criança, era retraído, obediente e avesso ao toque, apresentando irritabilidade e choros frequentes.
Fisicamente, manifesta distúrbios como supressão da transpiração, suor abundante e fétido nos pés, além de reações adversas a vacinas. Também são observadas adenopatias e distúrbios nutricionais, que podem afetar a saúde dos ossos e das unhas.