SPONGIA TOSTA (Spong.)
PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E CARDÍACOS
O paciente apresenta timidez com medo, alternando entre momentos de alegria excessiva e desejo de cantar, e mau humor. Acorda frequentemente devido a pesadelos, com sensação de sufocação e medo de doenças cardíacas. Qualquer tipo de excitação tende a provocar ou agravar a tosse.
MENTAL:
Choro durante o calor. Amedronta-se facilmente à noite, assusta-se no sono. Medo ao caminhar. Choro, disposição suicida durante a transpiração. Expressão ansiosa, aterrorizada da face. Desejo irresistível para cantar, seguido de tristeza. Ansiedade acerca do futuro. Cansado, repugnância pela vida. Medo da morte. Desanimado pela perda da energia sexual.
FISICO:
SECURA DAS MEMBRANAS MUCOSAS (nariz, laringe, garganta, boca). Secura das vias aéreas “SECAS COMO UM CHIFRE” Acorda num susto e com dispneia, COMO SE RESPIRASSE ATRAVÉS DE UMA ESPONJA. TOSSE seca, tipo cão, áspera, sibilante, “tipo uma serra a serrar um tronco de pinheiro”. Coração tem uma combinação de problemas respiratórios e cardíacos. Estados alternantes ou concomitantes (dispneia durante dor no ouvido, durante reumatismo cardíaco, durante palpitação). Dor no coração deitado com a cabeça baixa menos deitado sobre o lado direito. Calor na face após movimento. Dor de garganta. Fluxo de sangue para as pernas. As glândulas ficam afetadas facilmente, endurecimentos.
MODALIDADES:
AGR.: movimento, frio (ao ficar, ar, vento, clima, ao entrar num local frio) após dormir, por esforço, ao despir-se.
MELH.: comida e bebidas quentes, afrouxar a roupa, clima húmido, deitado, ao comer.
TEMÁTICA
O tema dos marinhos é viver com uma constante sensação de perigo, que a leva a buscar manter-se em um ambiente seguro. Essa sensação é acompanhada de uma ansiedade intensa, frequentemente sentida no peito, e de um medo persistente de que algo terrível e iminente aconteça, como a perda da sanidade. Os sentidos tornam-se extremamente sensíveis, resultando em uma excitabilidade elevada e uma tendência a se sobressaltar com facilidade. A inquietação é particularmente notável durante a noite.
Por outro lado, há uma mistura de indiferença e apatia, com um desejo marcado de permanecer em silêncio, evitando conversas. A pessoa também apresenta indolência, com dificuldade em se concentrar, pensar e compreender, frequentemente sentindo confusão mental, fraqueza, perda de memória, prostração mental e exaustão, podendo chegar até ao estado de coma.
Fisicamente, a pessoa sente frio e tem uma sensação de friorento, mas, paradoxalmente, também experimenta ondas de calor.
Além disso, sente uma fraqueza generalizada, lassidão e exaustão, características da neurastenia. As adenopatias estão inflamadas, edemaciadas e endurecidas, especialmente a tiróide, como ocorre em casos de exposição ao iodo presente na água do mar. No peito, a pessoa sente uma ansiedade opressiva, acompanhada de dores semelhantes a alfinetadas. A tosse é outro sintoma significativo, caracterizada por uma comichão intensa, sendo violenta e espasmódica.