*Sticta pulmonaria
No plano mental, este indivíduo experimenta uma sensação de flutuação e leveza, como se estivesse prestes a se lançar no ar ou como se não tocasse a cama, revelando uma desconexão com o corpo físico. Essa sensação de estar “no ar” é marcante e pode trazer uma sensação de desorientação ou afastamento da realidade.
No plano físico, os sintomas mais evidentes incluem uma cefaleia frontal pressiva, com uma sensação de peso na raiz do nariz, como se algo estivesse a comprimir essa região. Este tipo de dor de cabeça é acompanhado por uma sensação de plenitude e congestão, especialmente na área nasal. Curiosamente, a dor de cabeça tende a melhorar quando surge coriza, que é descrita como sendo aguda. No entanto, o paciente sente a necessidade constante de assoar o nariz, embora o esforço seja infrutífero, pois não há alívio completo da congestão.
Esses sintomas combinados sugerem um quadro que pode ser tratado através da homeopatia, abordando tanto o estado mental de flutuação e desconexão quanto os sintomas físicos de congestão e cefaleia.
TEMÁTICA
•O tema dos fungos está relacionada à vida e a morte. Associada a doenças terminais, perdas e desastres, esta temática confronta a impermanência da existência e a inevitabilidade do fim. Há uma busca por compreender a morte e a própria mortalidade, refletida no interesse por cemitérios, fantasmas e temas relacionados à vida após a morte.
•Manifestam um interesse peculiar pela morte, enquanto simultaneamente se agarram à vida, experimentando diversas terapias ou explorando aspetos espirituais em busca de respostas. Alguns podem desenvolver clarividência ou outras habilidades preceptivas que transcendem o físico.
•O isolamento social é uma característica comum, acompanhado por uma sensação de não pertencer ao mundo da fama e do dinheiro, buscam um significado mais profundo da vida.
•O assunto do filho indesejado pode surgir, acrescentando uma camada de dificuldade à vida do indivíduo, especialmente quando associado a limitações físicas que dificultam a socialização e a integração na sociedade.
•Os aspetos físicos da velhice são explorados, evidenciando a ausência de energia, extremidades frias, atrofia e fragilidade que acompanham esse estágio da vida. No entanto, paradoxalmente, também pode surgir uma sensação de energia, calor e vitalidade, destacando a dualidade intrínseca à experiência humana.
• comum sentir uma sensação de invasão ou de consumo, como se estivesse a ser devorado por forças externas. Essa sensação de vulnerabilidade e intrusão acrescenta uma dimensão adicional ao quadro sintomático das queixas.
RA01