STRAMONIUM (Stram.)
Comportamentos violentos e delírios, com ausência de dor, mas sofre de terror noturno e medo intenso do escuro, estranhos, túneis e água. É uma criança sociável, mas avessa ao toque e a ser examinada, hiperativa e desobediente. Os seus medos podem resultar em pesadelos aterradores, levando‑o a acordar sem reconhecer ninguém, precisando de tempo para recuperar. No plano neurológico, pode sofrer convulsões, gaguez e trejeitos, refletindo a gravidade dos seus sintomas físicos e emocionais, que podem torná-lo perigoso.
AGRESSIVIDADE, VIOLENCIA, MEDOS
MENTAL:
PROBLEMAS DEVIDO MEDOS do ESCURO, da ÁGUA, de CÃES, de TÚNEIS, de ANIMAIS, de ESTAR Só, em especial à noite. Medo de objetos brilhantes, de espelhos, de objetos brilhantes, da superfície da água. Medo da VIOLÊNCIA, de ser ferido. Ansiedade, medo do ruído da água a correr.
Fortes medos à noite. Terror à noite. Pesadelos. A criança acorda em terror, com um pesadelo tão vivido que não conhece ninguém à sua volta. Grita no sono. Têm um ar selvagem nos olhos. Deseja luz e companhia ATAQUES VIOLENTOS DE RAIVA, fora de controlo. Mania, raiva. Tornam-se destrutivos, maliciosos. Batem, mordem, berram, praguejam, partem coisas, atacam os outros. Deliro selvagem, são agressivos e violentos com os olhos abertos, loquacidade, desejo de morder.
FÍSICO:
PROBLEMAS DEVIDO AO MEDO (contorção, coreia, convulsões, tosse, palpitações). GAGUEZ violenta. Tem de esforçar-se muito tempo antes de proferir uma palavra. Vomita assim que levanta a cabeça. Calor, congestão da face com mãos e pés frios. Congestão da cabeça. CONTORÇÃO do pé, de músculos simples ou grupos de músculos em especial na parte superior do corpo. Contorção de um lado, paralisia do outro. Sem dor em queixas, em geral dolorosas. Tosse do género de um cão, soa profunda, ruidosa, crupe. Movimentos bruscos dos membros inferiores ao tossir quanto sentado. Abertura espasmódica dos olhos. Protrusão dos olhos, brilhantes, pupilas que estão bastante abertas. Problemas por supressão de secreções ou esforços, descargas, transpiração (convulsões, insanidade). Engolir é difícil por vezes impossível.
MODALIDADES:
AGR.: ESCURO, após ou durante o sono, objetos brilhantes, álcool, caves.
MELH.: deitado, ao sol, vinagre.
Este tema é vive em constante tensão, esperando perigo e ameaças, sem nunca conseguir relaxar. Tem medo de ser má ou de ser fraca para resistir às forças do mal, acreditando que pode ser vítima de mau olhado, maldições ou bruxaria. Sente-se uma vítima de desastres. Embora deseje amor, é incapaz de se aproximar ou tocar quem ama.