TARENTULA HISPANICA (Tarent.)
EXCESSO DE ENERGIA. AGITAÇÃO PRESSA
MENTAL:
HIPERACTIVIDADE, AGITAÇÃO. Faz muitas coisas ao mesmo tempo.
Impaciente, impulsivo, astuto. MUSICA (em especial alta e rítmica) MELHORA OS SINTOMAS FISICOS E MENTAIS QUANDO DANÇA. Mania sexual, delírio erótico. Lascívia, histeria. Raiva, fúria. Violento, destrutivo, rasga ou parte coisas. Insanidade com aumento da força. Deseja atacar os outros. Fúria é de tal ordem que tem de ser acorrentado. Estados maníaco-depressivos.
FISICO:
Afeta os nervos que estão excitadíssimos. Sintomas que aparecem de repente e com violência. Excesso de energia que é canalizada através da AGITAÇÃO, PRESSA, AUMENTO DO DESEJO SEXUAL. Apressado nos movimentos, enquanto caminha. Agitação dos membros inferiores ao movimento. Agitação das extremidades pela música. Alivia pela atividade RÍTMICA, dança para cima e para baixo. Vomita apos ir para a cama. Obstipação sem urgência e sem ansiedade terrível. Dispneia com problemas de coração e de ovários. Os abcessos e furúnculos são de “cor azulada” e com dor de ardor. A energia excessiva também se manifesta na elevação da sexualidade ao ponto da ninfomania. Em casos extremos, podem tornar-se maníaco-depressivos ou desenvolver insanidade com cólera.
MODALIDADES:
AGR.: bebidas frias, ao ficar frio, clima frio e húmido, esforço, coito.
MELH.: movimento, ao caminhar devagar, esforço físico, ao dançar.
TEMÁTICA
O tema das aranhas, expressa conflitos com a figura materna são um tema central, com a hiperatividade infrutífera, oposição e desconfiança resultando do sentimento de falta de decisão e castração provocados por uma mãe dominadora, negligente, fria e crítica. Esta dinâmica leva a um comportamento destrutivo como uma forma de punição à mãe.
A busca por atenção é frequentemente manifestada por meio de hipocondria e dependência, e apesar de afastar e punir os outros estrategicamente, o sentimento de estar contra ele é visto como a raiz de todos os seus problemas. Sua impulsividade pode evoluir para crueldade e violência repentina. O comportamento pode variar entre bom humor e brincadeiras, mas também pode se transformar em sarcasmo, perverta e engano. Existe uma sensação constante de perseguição e um desejo de não ser tocado. A pessoa também demonstra uma forte apreciação por vibrações, dança, música, ritmo (periodicidade) e cores fluorescentes.
O indivíduo apresenta discinesia, com um ritmo alterado e aversão à plenitude, o que pode interferir em sua hiperatividade. Pode ser misantrópico, vingativo e ofensivo, escondendo uma vulnerabilidade subjacente expressa em medo da morte e ansiedade de separação. Em termos de simbolismo animal, enquanto aranhas e escorpiões são ambiciosos, apenas os escorpiões alcançam resultados reais; aranhas frequentemente enfrentam conflitos com a mãe, enquanto escorpiões lidam com conflitos relacionados ao pai. A sensação de estar apertado ou amarrado é frequente, com uma visão em túnel que é expressa em gestos. A pessoa se sente suspensa entre a terra e o céu, refletindo uma sensação de desconexão.
O primeiro sintoma notável é a inquietude, manifestada por uma energia nervosa abundante que é difícil de controlar e está sempre à beira de um tumulto (associado ao Arsenicum album). A ansiedade é tão intensa que o movimento contínuo parece aliviar, e o autismo é uma manifestação extrema desta inquietação. Remédios para aranhas podem ser indicados em todo o espectro autístico.
Além disso, podem ocorrer distúrbios alimentares como bulimia e anorexia. A sensação de estar amarrado à Terra, mesmo estando no ar, reflete uma confusão e desorientação generalizada, como se não estivesse totalmente em nenhum lugar específico.
Essa sensação de desconexão com o tempo é acompanhada por desorientação, falta de clareza, erros frequentes, fraqueza de memória e até mesmo confusão de identidade. Através de sua sensibilidade, a pessoa tem um conhecimento agudo das pessoas, mas não uma compreensão real do que isso significa. É sensível ao ambiente, mas sem uma forma adequada de regular essa sensibilidade, o que frequentemente resulta em hipersensibilidade. Os sentidos de visão, olfato e paladar também são excessivamente sensíveis.
Embora seja capaz de captar o estado de espírito e a sensibilidade dos outros, a falta de compreensão real sobre como reagir adequadamente a essas perceções pode criar dificuldades. A inquietação está associada à ansiedade, que se manifesta como uma inquietação mental, resultando em vertigens e uma falta de estabilidade na expressão, com mudanças rápidas e sem causa aparente.