Vipera aspi – cobra
Sintomas físicos e mentais que podem ser debilitantes e persistentes. Inicialmente, a vítima pode apresentar uma face pálida, afundada e lívida, coberta de suor, acompanhada de astenia muscular, fadiga e sonolência durante o dia.
O estado geral da pessoa pode entrar em colapso, manifestando-se com sede intensa, vômitos, evacuações e urina involuntárias, além de uma sensação generalizada de frio e suores frios. Localmente, pode ocorrer uma intensa inchação edematosa do local mordido, com endurecimento e tensão da derme. Esses sintomas podem persistir por um longo período de tempo, com recorrência periódica dos sintomas de envenenamento em pessoas previamente curadas.
As manifestações mentais incluem delírio, vômitos, estado depressivo, transtornos mentais, perda de consciência e estupor, inquietação, impaciência, pessimismo, nervosismo e irritabilidade. Os sintomas mentais podem ser agravados antes da menstruação.
Os sintomas físicos também são variados e incluem vertigem, cefaleia, sensação de peso na cabeça, sensação de sangue na cabeça, cefaleia frontal acima do olho esquerdo, cérebro entorpecido e apertado na região temporal. Pode-se observar também hemorragia nasal, hemorragia conjuntival, sensação de peso nos tímpanos, latejamento nos ouvidos, zumbido e dificuldade auditiva.
Na boca e garganta, podem ocorrer língua seca, inchada ou preta, sede intensa de bebidas frias, boca seca ao acordar, faringe dolorida, náuseas ao acordar, inchação das glândulas salivares, vômitos de bile, muco e sangue, cólicas dolorosas e abdômen sensível ao toque.
Os sintomas cardiovasculares incluem angústia precordial intensa, fraqueza cardíaca, palpitações, pulso rápido, fraco e irregular, congestão venosa e inchação dos gânglios linfáticos. Pode ocorrer também varicosidades nas pernas, aspecto marmóreo e azul profundo das pernas, dor nas pernas e peso doloroso.
A pele pode apresentar-se fria, com sudorese fria e hipotermia. Pode haver também febre intermitente, alternando entre calor e frio, com suores que aliviam.
No sistema respiratório, podem ocorrer garganta seca, dores torácicas agudas, falta de ar durante a noite e dispneia após esforço.
Os sintomas urinários incluem oligúria e hematúria, enquanto os sintomas genitais femininos envolvem menstruação com coágulos, boca seca antes da menstruação e menos abundante, e insensibilidade dos membros inferiores.
Os sintomas dos membros incluem paresia, tremores, câimbras, astenia muscular, peso e fraqueza das pernas ao caminhar, dor nas pernas e nas dobras dos cotovelos.
Além disso, certas modalidades podem influenciar a intensidade dos sintomas, com melhoras ocorrendo por vômitos, sudorese, menstruação e elevação das pernas, e agravamento por clima quente e úmido, umidade quente, pressão, contrariedade, posição sentada com as pernas cruzadas, imobilização e contato ou pressão.
TEMATICA